jeudi 1 octobre 2009

Flor



Hoje a Igreja comemora Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, Doutora da Igreja!



Uma pequena biografia sua:
Discreta e silenciosa, durante a vida quase não chamou a atenção sobre si. Parecia uma freira comum, sem nada de excepcional.
Faleceu aos 24 anos,tuberculosa, depois de passar por terríveis sofrimentos. Enquanto agonizava, ouviu duas freiras comentarem entre si, do lado de fora de sua cela: "Coitada da Irmã Teresa! Ela não fez nada na vida... O que nossa Madre poderá escrever sobre ela, na circular em que dará aos outros conventos a notícia da sua morte?"
Assim viveu Santa Teresinha, desconhecida até mesmo das freiras que com ela compartilhavam a clausura do Carmelo. Somente depois de morta seus escritos e seus milagres revelariam ao mundo inteiro a verdadeira envergadura da grande Santa e Mestra da espiritualidade. A jovem e humilde carmelita que abriu, na espiritualidade católica, um caminho novo para atingir a santidade (a célebre "Pequena Via"), foi declarada pelo Papa João Paulo II Doutora da Igreja.




Alguns pensamentos seus:

« Sim, Dileto de minha alma, eis como transcorrerá em Vossa presença esta efêmera vida. Não tenho outro meio de Vos provar o meu amor senão ofertando-Lhe flores, isto é, não perdendo a ocasião de fazer o bem, ou qualquer sacrifício em Vossa honra, um olhar de compaixão, de amizade ou de ternura, uma palavra útil, um conselho ou um consolo, sempre aproveitando as ações mais simples e insignificantes, fazendo-as por Vosso Amor. Quero sofrer por amor e gozar as obras por amor, porque estas, meu Jesus, são as flores que hei de Vos oferecer. Quantas me aparecerem, quantas desfolharei diante de Vós... » .


« Faz um pouco de tempo que me ofereci ao Menino Jesus para ser o seu brinquedinho. Dissera-lhe para não se servir de mim como brinquedo de valor, que as crianças se contentam em olhar sem ousar tocá-lo, mas como de uma bolinha sem nenhum valor que podia jogar no chão, pisar com o pé, deixar num canto, ou então apertá-la no seu coração » (MA 64r)

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire